O filme, “O nome da Rosa”, do original "The name of the Rose", de 1986, dirigido por Jean Jacques Annaud, é baseado no livro de Umberto Eco. A adaptação da obra literária para o cinema tem como protagonistas os atores: Sean Conery (Frei Guilherme de Baskerville) e Christian Slater (jovem aprendiz Adson de Melk). O filme acontece no século XIV, em um mosteiro Beneditino Italiano, onde João XXII era o papa. Nesse mesmo local havia uma grande biblioteca contendo vários escritos, tanto filosóficos quanto científicos, o que era para eles considerados proibidos, por conterem relatos engraçados, torpes, que denegriam a imagem de um bom servo de Deus. A chegada do monge franciscano (Sean Conery), que fora convocado, desenrola toda a ação do filme, pois começa a investigar as várias mortes ocorridas naquele mosteiro, que misteriosamente ficavam com os dedos e as línguas roxas a quem atribuíam as forças demoníacas. No desvendar da história é descoberto que os mortos haviam manuseado um livro, cujo escritor era o famoso filósofo Aristóteles, o qual enaltecia o riso (comédia), motivo de grande ofensa para a antiga Igreja Católica que considerava como uma ameaça a sua sã doutrina, levando os fieis a perderem o seu temor à Deus.
O nome da Rosa é uma crônica do cotidiano religioso do século XIV. Neste filme, os espectadores terão a oportunidade de identificarem cenas trazem assuntos diversos, tais como: exploração sexual dentro da igreja, pobreza, luxuria, ignorância, ciência, filosofia, a busca pela verdade, a fé, a coragem, a amizade, o companheirismo, a paixão, o amor, a idolatria, a inquisição, a crendice supersticiosa, a alquimia, dentre outros. Tudo isso acontece dentro do período Renascentista, onde se pregava a valorização do homem e da natureza em oposição ao divino e sobrenatural. Os valores Antropocêntricos e racionais em choque com o Teocentrismo e o Dogmatismo medieval sustentados pela igreja.
O filme é ótimo para quem deseja conhecer um pouco mais a respeito de RELIGIÃO e CIÊNCIA. Estudantes das ciências humanas e exatas poderão usufruir muito deste, bem elaborado, longa-metragem. Recomendamos. Assista.
Endereços consultados:
http://reflexaodamente.blogspot.com.br/2012/11/resenha-critica-do-filme-o-nome-da-rosa.html
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Filme-o-Nome-Da/64688.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário